Home / Destaque / Cacerense luta para se manter na Séria A e quer disputar o Brasileiro da Série D

Cacerense luta para se manter na Séria A e quer disputar o Brasileiro da Série D

O departamento jurídico do Cacerense Esporte Clube deve entrar na Justiça Desportiva mato-grossense novamente na próxima segunda-feira (24), tentando uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro de Futebol 2017.
 
A confirmação é da diretoria do Clube, afirmando que foi vítima do que chama de má “administração do futebol no Brasil”. Para o apresentador de TV e membro da diretoria do “Fera da Fronteira”, Joca de Souza, o regulamento do campeonato é bem claro quando define vagas.
 
“As vagas para a competição de nível nacional ocorrem no decorrer da classificação, ou seja, o primeiro colocado tem vaga assegurada, o segundo também e, assim, sucessivamente. Portanto, com a desistência do Araguaia, a vaga deveria ser do Cacerense, porém, foi dada ao União”, relata Joca.
 
A indignação se deve à posição de classificados, que, conforme tabela de classificação, o Cacerense figura na 5ª posição do Grupo A, enquanto o União se classificou em 8º lugar com 4 pontos a menos (16).
 
O que acentuou a indignação da diretoria da agremiação foi uma matéria publicada no site do Globo Esporte, com a informação da oficialização da equipe do União de Rondonópolis, incluindo uma tabela que aponta os 16 pontos do União, antes da posição do Cacerense, com 20 pontos. “Como pode o 5º colocado ser listado depois de quem ficou na 6ª posição?”, indaga Joca.
 
Para o também membro da diretoria do Cacerense, Romildo da Silva, a equipe do cacerense está sofrendo a imposição de um grande erro por parte da Federação, mas que ainda é tempo de ser corrigida.
 
​“Por classificação, a vaga e um direito do Cacerense. Foi uma decisão precipitada que precisa ser revista e nos devolver a vaga para o Brasileirão”, afirma Romildo.
 
A diretoria Cacerense confirmou na noite desta sexta-feira (21), que vai dar entrada aos recursos jurídicos necessários para reverter a posição que coloca a equipe do União em vantagem na vaga.
Romildo finaliza afirmando que a Federação promoveu uma decisão “desastrosa” ao não consultar os direitos do Cacerense. “Foi uma infelicidade muito grande de quem tomou esta decisão”, garante.
 
O gerente de Futebol do Cacerense, Adílson Elias, o Baiano, afirma que não se pode admitir que uma equipe importante no futebol brasileiro, como o Cacerense, seja tratada de forma relegada. Para ele, os direitos de pontuação terão que ser revistos e toda a campanha que a agremiação apresentou durante o ano passado precisa ser levada em consideração.
 
Os três representantes foram unânimes em afirmar, citando que também é posição do presidente do time, Paulo leite, que o cacerense está firme na decisão de lutar até o fim pela vaga no Brasileiro e, desde já, se considera pronto para iniciar os preparativos do certame nacional.
 
Tabela publicada pelo Globo Esporte – Cacerense figura com 20 pontos, enquanto o União com 16 – inversão de posições.

                                                                                         Veja a classificação:
 

Campeonato Mato-Grossense de 2016
Bandeira de Lucas do Rio Verde.jpg
LUVERDENSE
Campeão
(3º título)

Classificação Final

Pos Times Pts J V E D GP GC SG Zona de Classificação ou Rebaixamento
1 Bandeira de Lucas do Rio Verde.jpg Luverdense                 Série D 2016[D]Copa do Brasil de 2017 e Copa Verde de 2017.
2 Bandeira sinop mt.png Sinop                 Série D 2016[D] e Copa do Brasil de 2017.
3 Bandeira de Cuiabá.svg Cuiabá 23 17 7 4 6 23 8 15 Eliminados na Fase Final
4 BandeiraBarradoGarças.jpg AA Araguaia 23 17 6 4 5 17 19 -2
5 Bandeira-caceres.jpg Cacerense 20 16 5 5 6 20 27 -7 Eliminados na Segunda Fase
6 Várzea Grande Flag.jpg CEOV 19 16 5 4 7 17 28 -11
7 Bandeira de Cuiabá.svg Dom Bosco 18 14 5 3 6 16 17 -1
8 Bandeira de Rondonopolis.png União Rondonópolis 16 14 4 4 6 15 17 -2
9 Bandeira de Cuiabá.svg Mixto 10 10 2 4 4 16 21 -5 Eliminado na Primeira Fase
10 Flag of None.svg Poconé 7 10 2 1 7 12 21 -9 Rebaixado para a Segunda Divisão de 2017
11 Várzea Grande Flag.jpg Operário-MT 1 8 0 1 7 3 25 -22 Eliminado na Primeira Fase
12 Bandeira de Rondonopolis.png Rondonópolis Rebaixado para a Segunda Divisão de 2017
  • Rondonópolis desistiu da competição e foi automaticamente rebaixado.
  • Poconé foi rebaixado por ser o último colocado de seu grupo

Por Clóvis de Almeida

Além disso, verifique

Padrasto é preso suspeito de estupro de enteada de 6 anos em Quatro Marcos

Na noite desta sexta-feira (25), por volta das 22h00, policiais militares de São José dos ...